Reitoria


A Reitoria é o principal centro administrativo e funcional da Universidade. No edifício da Reitoria estão instalados o Gabinete do Reitor, os Gabinetes de Apoio ao Reitor, as Direcções Centrais, a Sala dos Conselhos e a Secretaria-Geral da Universidade.
As Direcções Centrais, em conjunto com o Gabinete do Reitor, são responsáveis pela gestão administrativa quotidiana da vida da Universidade.

Gabinete do Reitor (GR):

Compete ao gabinete prestar assistência directa e imediata ao Reitor, transmissão e controle da execução das ordens e instruções emanadas do Reitor, entre outra actividades. O gabinete do Reitor esta dividido em: departamentos de Administração Interna, e de Assistência e a Secretária-geral.

Gabinete Jurídico (GJ):

Criado com a finalidade de prestar assessoria jurídica aos órgãos de direcção superior aos demais serviços da UniZambeze, assegurando a defesa judicial e extrajudicial da universidade, bem como zelar pelo cumprimento das normas legais emanadas do poder público. O Gabinete Jurídico compreende na sua estrutura, o departamento jurídico-administrativo e o departamento jurídico-académico.

Direcções Centrais

Direcção Pedagógica:

É o serviço central que exerce as suas competências nos domínios dos assuntos curriculares, com funções de coordenação, supervisão, direcção e execução das actividades relacionadas ao ensino.

A direcção pedagógica esta subdividida em dois departamentos nomeadamente, Departamento de Selecção, Admissão de Ingresso e o Departamento de Ensino e Desenvolvimento Curricular.

Direcção Científica (DC):

É o órgão responsável pela coordenação, supervisão, direcção e execução da política institucional relativa à formação pós-graduada, a pesquisa científica, a extensão universitária e inovação. A Direcção Científica compreende na sua estrutura os departamentos de: Pesquisa, Pós-graduação, e Extensão.

Direcção de Registo Académico (DRA):

É o órgão com a responsabilidade de coordenação, supervisão, e execução das actividades relacionadas com o registo de informação académica dos estudantes, dos diplomas e dos Graus Académicos.

Compreende, na sua estrutura os departamentos de Registo e Controle Académico e de Emissão e Certificação.

Direcção de Assuntos Comunitários (DAC):

É o órgão com a responsabilidade nas áreas de cultura, desporto, assuntos comunitários e apoio social.

A Direcção de Assuntos Comunitários compreende os departamentos de Serviços Sociais, Cultura e Desporto e Apoio ao Estudante nomeadamente.

Direcção de Planificação e Avaliação Institucional (DPAI):

É a direcção responsável pela planificação, avaliação, desenvolvimento institucional e modernização administrativa da Universidade.

A sua estrutura compreende os departamentos de Planificação e Estatística e de Avaliação e Desenvolvimento Institucional.

Direcção de Administração Financeira (DAF):

A esta direcção cabe a tarefa de elaborar, em coordenação com a direcção de planificação e avaliação institucional, o orçamento da universidade, acompanhando e controlando a sua execução, assim como de projectos financiados com recursos de outra proveniência.

A DAF compreende os departamentos: de Orçamento e Finanças, de Contabilidade e Tesouraria e de Gestão de Fundos Externos e Receitas Próprias.

Direcção dos Recursos Humanos (DHR):

É responsável pela área de planificação, controle, coordenação, monitoria, assessoria e inspecção de assuntos concernentes ao pessoal do quadro e fora do quadro da UniZambeze.

Está dividida em dois departamentos nomeadamente: Planificação, Recrutamento e Desenvolvimento de Pessoal e o departamento de Administração e Remuneração de Pessoal.

Direcção de Administração Patrimonial (DAP):

A DAP é responsável pela gestão do património da Universidade Zambeze e compreende na sua estrutura orgânica os departamentos de Transporte e Segurança, Aprovisionamento e Inventariação, e Manutenção de bens móveis.

Direcção de Aquisições (DA).

A DA é o órgão responsável pela gestão e execução dos processos de aquisições na Universidade Zambeze. A Direcção de Aquisições compreende os departamentos de Obras Públicas, Fornecimento de Bens, e Prestação de Serviços.

Direcção de Construção e Manutenção (DCM)

É o órgão que exerce funções nos domínios do desenvolvimento de projectos, da execução técnica de obras e da conservação das instalações da Universidade. Pela sua natureza a DCM propõem directrizes, orienta, coordena, supervisiona e fiscaliza actividades relativas a infraestrutura da Universidade.

É subdividida em departamento de Edificações e Projecto e o departamento de Manutenção dos serviços técnicos.

Gabinete de Auditoria Interna (GAI):

É o órgão responsável pelos processos de verificação de carácter económico-financeiro-contabilístico da Universidade, compreendendo o exame, pesquisa, investigação, análise e a avaliação de registos.

Gabinete de Relações Internacionais (GRI):

É responsável pela coordenação das relações de cooperação da UniZambeze com o mundo exterior Subdividido em departamentos de Cooperação e Apoio ao Intercâmbio Académico, ao qual cabe a missão de promover e cooperar académica mutuamente vantajosa entre a UniZambeze e Instituições de Ensino Superior e entidades afins no país e no estrangeiro.

O GRI tem a função de tornar conhecida a universidade no cenário académico internacional, através da promoção da sua participação nos organismos e fóruns especializados, e da divulgação dos programas de formação, de pesquisa e de extensão e dos seus produtos e serviços.

Gabinete de Comunicação e Imagem (GACIM):

O GACIM é o órgão responsável pelo desenvolvimento e gestão a nível nacional e internacional, da imagem da UniZambeze, integrando a missão e os objectivos da instituição e de acordo com uma estratégia global definida.

Na sua estrutura o GACIM compreende os departamentos de Jornalismo e Comunicação, Relações Públicas e Marketing, Protocolo e Audiovisuais e Maquetização.

Provedoria do Estudante:

É o órgão que tem como função a defesa e a promoção dos direitos e interesses legítimos da comunidade estudantil no âmbito da universidade e é exercida por um único provedor, designado pelo Reitor.