ITT


Inovação e Transferência de Tecnologia


A Universidade Zambeze, enquanto instituição de ensino superior, privilegia a inovação e transferência de tecnologias de e para o meio em que se insere e para o mundo. A UniZambeze é ciente que a investigação constitui o pilar fundamental para a Inovação, pela sua capacidade de promover dinâmicas interdisciplinares e estimular o nascimento de novas idéias, conceitos e padrões, capazes de aprimorar a qualidade de vida das sociedades, intervindo em todas as esferas da vida.

A Universidade aposta no desenvolvimento de projectos de investigação aplicada, na inovação e na transferência de tecnologias. Por esta razão integra 3 centros distintos (CETIC, CEIFA e CBDTM) orientados a investigação,  nas suas áreas do saber de maior intervenção e possui, ao nível das faculdades, grupos de pesquisa que desenvolvem projectos científicos dentro de linhas de orientação específicas.

Pensando na qualidade do conhecimento, a UniZambeze incrementa, permanentemente, o investimento em laboratórios e equipamentos, o enfoque na formação e qualificação do seu corpo de investigadores e o fomento a iniciação científica dos novos quadros.

É neste contexto, que os laboratórios de pesquisa da UniZambeze acolhem constantemente diferentes tipos de projectos financiados por fundos provenientes de diferentes entidades e parceiros por via de submissão de candidaturas competitivas ou mediante acordos de parceria conjunta.

Assumindo a necessidade de partilha do saber para a construção do conhecimento, a universidade, através das faculdades e dos centros de investigação de que dispõe, convoca e desafia a todos investigadores, docentes, discentes, parceiros e todos interessados na produção do conhecimento, para a busca constante de soluções inovadoras e transferíveis, capazes de aumentar a produtividade e gerar riqueza nos diferentes sectores de actividades.