Portuguese English
**/

Faculdade de Engenharia Ambiental e de Recursos Naturais

Em funcionamento desde 2009, a a Faculdade de Engenharia Ambiental e dos  Recursos Naturais (FEARN) da Universidade Zambeze, esta localizada na cidade de Chimoio, província de Manica. O seu foco está na importante questão da biodiversidade com foco na área de Conservação Transfronteiriça de Chimanimani, no Parque Nacional de Gorongosa e na Reserva de Marromeu.

História

No início das suas actividades científicas inerentes ao processo de ensino, a FEARN funcionou de 2009 a 2013 em instalações provisórias, pertencentes ao Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS- Chimoio).

As actividades para a construção das instalações universitárias da Faculdade, tiveram inicio no final de 2011, em meados de 2013, com parte das obras concluídas, a FEARN passou a funcionar em instalações próprias.

Actualmente conta com 8 salas de aula, 1 bloco administrativo, estando em execução a fase final do projecto de construção que inclui biblioteca, anfiteatro e laboratórios.

Engenharia Ambiental e dos Recursos Naturais

Engenharia de Desenvolvimento Rural

Engenharia Agrícola Ambiental

Estudar na FEARN

A vida académica da FEARN passa pela implementação do Saber Ser e Saber Fazer na área do ambiente e gestão dos recursos naturais. Assim, para além da actividade académica desenvolvida na sala de aula, os estudantes realizam aulas práticas laboratoriais e participam em actividades de educação e sensibilização ambiental.

A pesquisa é orientada ao bem-estar social em harmonia com a saúde do ambiente, com efeito, os estudantes da FERAN desenvolvem  projectos de investigação em fontes alternativas de energias e reciclagem de resíduos sólidos.

O desporto é também uma prática desenvolvida nesta faculdade como forma de convívio social, académico e uma componente importante para questão da saúde e do bem-estar, principalmente em modalidades como futebol, voleibol, basquetebol e futsal. Teatro e actuação cultural vêm para preencher o leque de práticas de estimulam a convivência e descontracção no seio dos estudantes.

Recursos para formação

A formação é assegurada por um corpo docente qualificado e especializado com níveis de Doutoramento, Mestrado e Licenciatura. O funcionamento da faculdade é garantido por um  corpo técnico administrativo qualificado e promissor, o qual é também responsável pela gestão da vida académica da Faculdade.

Projectos em curso

Estão em curso os seguintes projectos:

Organização e separação de resíduos sólidos na lixeira do Bairro 7 de Abril no Município de Chimoio;

Divulgação e Treinamento em Tecnologias para Desinfecção e Purificação de Água;

Morada: Bairro 7 de Abril, cidade do Chimoio