Portuguese English
**/

Engenharia de Desenvolvimento Rural

 

 

Engenharia de Desenvolvimento Rural

O curso de Engenharia de Desenvolvimento Rural na Universidade Zambeze, foi concebido para dar resposta á dinâmica e expansão do mercado de trabalho actual, quanto pela necessidade de formar profissionais capazes de actuar de forma crítica e criativa na identificação e solução de problemas de desenvolvimento rural e ambiental, considerando nas suas dimensões político, económico, social e cultural, além disso possuir uma visão ética e humanística na sua actuação profissional, assente na aplicação de conhecimentos de engenharia.

 

Visão                                                 

Reconhecimento á nível nacional, regional e internacional pela competência e capacidade de contribuir para o desenvolvimento e melhorias de condições da população, sobretudo do meio rural bem como, pelo desenvolvimento de programas de investigação e de extensão com enfoque na resolução de problemas inerentes ao desenvolvimento rural e ambiental, ao planeamento territorial, as construções sustentáveis, considerando as dimensões político, económico, social e cultural.

 

Missão

O Engenheiro de Desenvolvimento Rural tem a missão de gerar, difundir e aplicar conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais, destacando-se como referência nacional na formação de profissionais dotados de um espírito crítico, ético e humanista, comprometido com intervenções na resolução de problemas de falta de infra-estruturas, saneamento do meio, vias de acesso, planeamento do meio rural e desenvolvimento sustentável.

 

Valores

Cooperação, cidadania, autonomia, justiça, equidade, democracia, responsabilidade social, honestidade, solidariedade, respeito e tolerância para com as pessoas e meio ambiente são os valores que orientam  este profissional.

 

Perfil do Profissional

Ser capaz de criar ordenamento do territorio e preservação dos recursos naturais, gerir e administrar espaços rurais, em particular no respeitante pelo território nacional e regional, e do espaço africano. Projectar, construir e reabilitar infra-estruturais rurais, com base em material local e convencional, utilizar de forma sustentável os recursos naturais, respeitando a comunidade local e criando o desenvolvimento, assente em projectos relativos à captação, armazenamento, condução e utilização de água, interpretação de cartas topográficas, imagens de censoriamente remoto, gestão de resíduos, sejam urbano como rural, elaboração de plano de maneio de gestão de recursos naturais.

 

Duração do Curso

Com duração de 4.5 (quatro anos e meio), o calendário anual do curso está estruturado em dois semestres de 16 semanas cada. O mesmo, parte de uma formação geral e básica nos primeiros quatro semestres sobre engenharia, noções de problemas de ordenamento territorial, desenvolvimento rural sustentável seguida por metodologia de investigação, alicerçada numa formação específica e prática nos últimos cinco semestres. 

 

rokettube seks izle