Portuguese English
**/

Engenharia Agro-Pecuária

 

 

Engenharia Agro-pecuária

 Tendo em conta a crescente necessidade de se formar cada vez mais técnicos em Agro-pecuária preparados para enfrentar, agir e inovar no sector agrário em Moçambique promovendo o desenvolvimento económico e social nas zonas rurais, a Universidade Zambeze apresenta na sua oferta formativa o curso de Engenharia Agro-pecuária ministrado pela Faculdade de Ciências Agrárias.

 

A realidade agrária em Moçambique nas suas variáveis, evidencia-se como um meio muito mais complexo do que um simples local de produção agrícola, o profissional desta área formado na UniZambeze esta devidamente capacitado para contribuir, através da geração, intermediação e inter-relação do conhecimento de forma decisiva na busca de um desenvolvimento baseado na eficiência, equidade e sustentabilidade. Sendo assim, o Engenheiro Agro-Pecuário, tem uma actuação de agente do desenvolvimento agrário, baseada no trabalho intelectual com uma formação integral.

 

Missão

Formar profissionais socialmente responsáveis, capazes de gerar, aplicar e difundir os conhecimentos á comunidade em que vivem e no resto do país, contribuindo para a segurança alimentar.

 

Objectivo do curso

O curso foi concebido com a finalidade de formar profissionais com uma base científica sólida e uma visão integral e holística na produção vegetal e animal, relacionado com a produção, processamento, conservação, e comercialização, capaz de detectar e resolver os principais problemas técnicos e metodológicos nos processos produtivos, assim como, contribuir para ao desenvolvimento socioeconómico do país e do mundo através do maneio sustentável dos Recursos Naturais.

 

Perfil do Profissional

O Engenheiro Agro-pecuário estará dotado de uma base de conhecimento amplo e pluralista que, paralelo ao processo de contribuir tecnicamente com a produção, contribui para um desenvolvimento integral. Daí que será capaz de:

  • Desenhar sistemas de produção animal, vegetal e integrados, com princípios de sustentabilidade e avaliar a sua implementação segundo as condições e os fins produtivos das espécies e genótipos.
  • Estar capacitado para o trabalho de campo e desempenho sistemático, assim como interesse para a actualidade e desenvolvimento de novas tecnologias no sector agrícola.
  • Estabelecer planos de medidas para garantir a protecção, produção e saúde dos animais e plantas para enfrentar ameaças ou ocorrência de desastres.
  • Dar tratamentos básicos a diferentes espécies animais nas áreas da Saúde e produção.
  • Pode-se desenvolver como produtor-inovador em suas próprias localidades, convertendo-se num agente de mudança, ao transferir tecnologia e melhorar o nível de vida de seu habitat.

 

A profissionalidade do Engenheiro Agro-Pecuário resultará de uma aprendizagem permanente, que será desencadeada por uma formação inicial com consistência pedagógica integralizada com uma formação pré-profissional rigorosamente adequada ao grau de complexidade científica e responsabilidade dessa profissão na sociedade contemporânea.

 

Duração do curso

 O curso de Licenciatura em Engenharia Agro-Pecuária tem a duração de quatro anos e meio (4.5 anos), que corresponde há 270 créditos.

 

rokettube seks izle