Portuguese English
**/

Medicina

 

 

Medicina

A implantação do Curso de Medicina, aqui proposto pela FCS visa atender a demanda apresentada pela sociedade, e suas relações com o mundo do trabalho especializado, baseado na construção da cidadania, fortalecendo a educação e a saúde na região das províncias do Centro de Moçambique, nomeadamente, Província de Tete.

O curso de Medicina da Faculdade de Ciências de Saúde da UniZambeze propõe a promoção e formação de recursos humanos qualificados, empreendedores e com visão crítica, a geração do conhecimento científico e tecnológico e actuação nas actividades de extensão em Ciências Médicas, visando ser referência no ensino interdisciplinar de forma indissociável da pesquisa e extensão, sendo reconhecida a sua contribuição à sociedade no âmbito da ciência, tecnologia e inovação tendo em conta os problemas de saúde de Moçambique, visto que enfrentamos graves problemas de Saúde como por exemplo as doenças transmissíveis, nomeadamente SIDA, malária, tuberculose, dengue, etc., as doenças crónicas não transmissíveis, nomeadamente diabetes, hipertensão arterial, aterosclerose e outras, e as doenças de origem ocupacional. Outro factor importante a ser considerado é a dificuldade de acesso e interpretação da literatura científica. Neste contexto, torna-se cada dia mais difícil para o profissional acompanhar a literatura médica, avaliar a qualidade dos estudos apresentados para, a partir daí, orientar a tomada de decisão. Diante desses factos, o Licenciado em Medicina  pode assumir papel fundamental na promoção do uso racional de medicamentos. O Licenciado em Medicina  vai actuar em todo o ciclo da assistência que vai desde a educação, promoção de saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das pessoas.

O Licenciado em Medicina tem ainda a atribuição de fazer levantamentos epidemiológicos da população, com vistas a conhecer as doenças mais prevalentes, a partir de quando realiza os planeamento e acções de saúde necessárias.

 

Missão

O Curso de Medicina da Faculdade de Ciências de Saúde da UniZambeze tem por missão de formar profissionais amplamente capacitados para actuar nas áreas de Ciências Médicas, intervindo no processo saúde-doença, visando à prevenção, promoção, protecção e reabilitação da saúde, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade de vida da população, com valores éticos, críticos, reflexivos e humanistas, comprometidos e integrados com a sociedade e a cidadania, constituindo-se num centro de excelência nacional e internacional no ensino, pesquisa e extensão universitária. Além disso, o Curso de Medicina da Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Zambeze tem como missão gerar, difundir e aplicar o conhecimento, assente na liberdade de pensamento e na pluralidade dos exercícios críticos, promovendo a educação superior e contribuindo para a construção de um modelo de sociedade baseado em princípios humanistas, que tenha o saber, a criatividade e a inovação como factores de crescimento, desenvolvimento sustentável e bem-estar .

 

Visão

O Curso de Medicina da Faculdade de Ciências de Saúde da UniZambeze tem a visão de consolidar-se como centro de referência e excelência de ensino, pesquisa e extensão, participando activamente do processo do desenvolvimento do Moçambique.

 

Objectivos

O objectivo do Curso de Medicina da FCS da UniZambeze, como uma etapa da formação médica superior, é formar por meio do ensino, pesquisa e extensão, indivíduos capazes de exercerem a profissão médica como clínicos gerais, com responsabilidade e qualidade não só sob o ponto de vista científico e técnico, como também ética e socialmente capacitados de modo a fazer frente aos desafios da prática médica actual, procurando sempre melhorar os padrões de saúde da população.

 

Perfil do Graduado

Após os seis níveis do Curso, o graduado em Medicina poderá, optar por se dedicar à:

  • atenção ao indivíduo doente e/ou contribuindo para a promoção da saúde a nível da comunidade;
  • carreira universitária;
  • pesquisa;
  • caso tenha intenção de se especializar, deverá ingressar nos programas de especialidade na área da sua escolha.

Os graduados em Medicina estão habilitados a exercer as suas actividades tanto em instituições públicas como privadas, tendo como tarefas ou funções nas unidades sanitárias, juntas de saúde, vigilância epidemiológica, medicina ocupacional, engenharia sanitária.

 

Duração do curso

O Curso de Medicina está estruturado para que o grau de Licenciado em Medicina seja conferido na conclusão do 6º nível curricular após o qual, caso pretenda, o graduado poderá prosseguir ulteriormente a especialização profissional. O plano de estudos para a obtenção do título de Licenciado em Medicina é desenvolvido em 6 níveis, com um total do 9600 horas equivalentes a 360 créditos académicos.

 

rokettube seks izle