Portuguese English
**/

UniZambeze reúne académicos para reflectir em torno da violência doméstica

Para dar inicio as comemorações alusivas ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a Universidade Zambeze em coordenação com a Direcção Provincial de Género, Criança e Acção Social, realizou, no passado dia 03, um ciclo de palestra para reflectir em torno da “violência doméstica para crianças, idosos, homens, mulheres e suas consequências. O evento contou com a presença do Dr. José Dickssone Tole Director Provincial de Género, Criança e Acção Social, este que, chamado a intervir, elucidou os participantes a cerca dos sinais prévios que posteriormente, tornam-se casos graves de violência doméstica e que muitas vezes têm sido negligenciados. Para abranger as camadas mais afectadas na sociedade, a palestra foi dividida em temas específicos, ficando a cargo da Mestre Lotina Burine, falar da violência doméstica contra a criança, onde foram apontados alguns tipos de violência, dentre eles, casamentos prematuros.

Coube a Mestre Nilza Chivaringo, docente e directora adjunta para área administrativa da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UniZambeze, falar da violência doméstica ao idoso, na qual segundo palestrante, a negligência ou omissão de cuidados necessários a esta camada, constitui sim, um tipo de violência e por sinal, muito frequente. Um dos momentos que prendeu a atenção dos participantes, foi quando o Prof. Doutor José Caetano académico da Jean Piaget, aquando da sua apresentação, intitulada “Violência domestica: abordagens, factos e consequências”, falou sobre o medo e vergonha como uma das consequências da violência, das suas fases e do isolamento social, como um dos sinais claros deste acto.

Para finalizar, o Mestre Justino Felisberto Acessor Jurídico do Reitor, elucidou os participantes sobre os aspectos jurídicos da violência doméstica, onde apontou que o objectivo da lei nesta questão cinge-se basicamente em prevenir esta acção, proteger as vítimas, salvaguardar a família e sancionar os praticantes da acção.

Refira-se que, no evento que teve lugar no Campus do Matacuane da Universidade Zambeze, tomaram parte o Magnífico Reitor da UniZambeze, directores centrais, comunidade académica, instituições religiosas e representantes da Procuradoria Provincial e da Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social.

rokettube seks izle