Faculdade de Engenharia Agrônomica e Florestal


A Faculdade de Engenharia Agronómica e Florestal (FEAF) da Universidade Zambeze, está instalada no distrito de Mocuba, província da Zambézia. Vocacionada a área da agronomia e produção florestal a FEAF tem a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento no que tange a exploração do solo potencialmente rico para a produção agrícola e consolidação da produção florestal de forma sustentável.

O entorno em que se encontra inserida é peculiar. O Município de Mocuba é um corredor de desenvolvimento em franco crescimento e é circundado por extensas áreas férteis e ricas em biodiversidade florestal. Este ambiente, aliado a infraestrutura administrativa do governo local, ao desenvolvimento urbano e sócio-económico em ascensão, e os crescentes recursos disponíveis na FEAF, revelam uma oportunidade clara e consolidada “em realização” para o desenvolvimento da actividade académica com suporte na investigação e extensão.

É dentro das suas áreas do saber e diante dos desafios que se impoem que uma equipe XXXXX composta por  gestores, docentes, investigadores e estudantes contribuem para o desenvolvimento do distrito, da província e do país, num processo de formação integrado que previlegia a partilha de saberes dentro das comunidades locais.

A vida académica da FEAF compreende um processo de transformação gradual e interativa do cidadão comum num especialista nas áreas de saber que compoem a oferta formativa. Toda a informação teórica disseminada nas salas de aulas é posteriormente testada em laboratórios e aplicada nos campos de ensaio num processo de ensino que envolve o desenvolvimento de habilidades de investigação e pesquisa científica.

O estudante da FEAF realiza actividades de extensão através da  participação no processo produtivo das comunidades locais, aconselhando sobre as melhores práticas de produção de modo a melhorar a qualidade e quantidade produzida.

A socialização dos estudantes é um processo contínuo que visa a harmonia entre o desenvolvimento de competências profissionais e oportunidades de entretenimento e laser. Na faculdade os estudantes desenvolvem e participam em actividades desportivas e culturais. Os estudantes também organizam eventos interativos e de socialização como o baptismo de caloiros e festas.

O potencial de formação da FEAF e realiza-se através no seu corpo docente especializado e experiente, e pela capacidade técnica necessária para o ensino e aprendizagem. Neste contexto, a FEAF dispõem de Salas de Aulas, Laboratórios, Estufa, Campos de Ensaio e Maquinaria Agrícola necessária.

 
 

Sem instalações próprias, a Faculdade de Engenharia Agronómica e Florestal iniciou as suas actividades lectivas em 2009 funcionando nas instalações provisórias do Centro Padre Uzera pertencentes a Igreja Católica. As infraestururas comportavam 1 Auditório e 1 Bloco Administrativo composto por 2 salas de dimensoes reduzidas.

No segundo semestre de 2009 a FEAF passou a funcionar nas actuais instalações, pertencentes à Arquidiocese da Igreja Católica de Quelimane em Mocuba. Estas instalações beneficiaram de obras de reabilitação e foram inauguradas pela então 1ª Ministra Luísa Diogo. As infraestruturas comportam 5 salas de aulas, 1 laboratório, 1 auditório, 1 biblioteca, 1 sala de informática, 1 reprografia e 1 estufa. 

Actualmente está em implementação o projecto de Construção e Apetrechamento da Faculdade de Engenharia Agronómica e Florestal (FEAF) que prevê 14 salas de aulas, 1 bloco administrativo, 1 biblioteca, 4 laboratórios, 1 anfiteatro e o respectivo apetrechamento. As construções estão sendo executadas a 5 Km da Cidade de Mocuba, na Localidade de Nacogolone num espaço de 57 ha.