Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades

Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades (FCSH) localiza-se na cidade da Beira, província de Sofala, e oferece cursos ligados as Ciências Sociais, Económicas e Jurídicas.

A gênese da sua criação está associada as características metropolitanas da cidade portuária da Beira,  porta de entrada da SADC através do Corredor de Desenvolvimento da Beira. O Ambiente envolvente que a caracteriza é vocacionado ao desenvolvimento e expansão de negócios orientados a prestação de serviços, o que exige um perfil profissional híbrido e altamente qualificado.

A FCSH, essencialmente caracterizada pelo facto de constituir um centro de convergência de actores sociais desde académicos, gestores do sector privado, organizaçoes ca sociedade civil até ao governo que se encontram e discutem as grandes questoes da actualidade, destaca-se como unidade de formação atrativa pelas reflexoes que produz. Essas reflexões sao disseminadas e partilhadas dentro e fora da sua comunidade académica.

A construção do profissional da área das ciências sociais e humanidades envolve o desenvolvimento de competências e qualidades que o distinguem na sociedade. A capacidade de receber, interpretar, gerir e disseminar a informação na área do saber é desenvolvida nas salas de aula, seminários e palestras.

Na FCSH, os estudantes são chamados a testar as suas habilidades técnicas em suas áreas de conhecimento intervindo em propostas e soluções eficazes e eficientes diante dos desafios sociais que são impostos pela sociedade e pelo mercado. Estas propostas dirigidas são desenvolvidas durante os períodos de pesquisa, estágios curriculares e programas de extensão comunitária.

A formação é orientada por uma equipa de docentes e investigadores especializada, determinada e engajada na moldagem dos seus estudantes em profissionais distintos e competentes. Em termos infraestruturais a FCSH dispõem de salas de aula, auditório, biblioteca e sala de informática.

O laser e a diversão também são elementos privilegiados para o equilíbrio físico e emocional da comunidade académica. Na FCSH os estudantes desenvolvem actividades desportivas nas modalidades de futebol, basquetebol e voleibol, e culturais nas áreas de canto, teatro e sessões cinematográficas.

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades (FCSH) iniciou as suas actividades lectivas em 2009 com a transição do curso de Direito da extinta Delegação da Beira da Faculdade da Direito da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). A transição do curso de Direito da UEM para a FCSH enquadrava-se no novo panorama nacional das zonas de actuação das universidades públicas no País, tendo sido definida a Zona Centro de Moçambique zona de actuação da Universidade Zambeze.

Durante o processo de transição do curso de Direito da UEM a FCSH beneficiou também de um bloco administrativo e 4 salas de aulas. Em 2010, focada nas necessidades do mercado e orientada a génese da sua criação, a FCSH alargou a sua oferta formativa introduzindo os cursos de Economia, Gestão, e Contabilidade e Finanças.

Em 2011, com a população estudantil acentuada para a sua então capacidade, a FCSH beneficiou-se da conclusão parcial das obras de reabilitação e transformação do Quartel do Matacuani em Campús Universitário da Universidade Zambeze, tendo sido transferida para o campus do matacuane onde funciona até hoje.

Em 2015 a FCSH introduziu os cursos de Licenciatura em Ciências da Comunicação e Sociologia, e o Mestrado em Direito Judiciário.

Em 2016 a FCSH tem previsto o início dos cursos de Mestrado em MBA em Gestão e Mestrado em Línguas, Literatura e Cultura.