Engenharia Informática


A Engenharia Informática é ministrada na Cidade da Beira e orientada por uma filosofia de actuação com vista a desenvolver nos estudantes habilidades na produção do conhecimento, de desenvolvimento científico e tecnológico em Moçambique. Para tal, no contexto da mudança curricular na UniZambeze procura-se estimular o desenvolvimento harmonioso e integral das actividades que integram os processos substantivos do Ensino superior diga-se da formação, pesquisa e extensão, além de orienta-se também para formar cidadãos empreendedores, reflexivos e autônomos, capazes de se empenharem no crescimento económico, desenvolvimento humano e sustentável do País. A Engenharia Informatica é o ramo da Engenharia que recorre a métodos, técnicas e ferramentas de: Processamento automático, conservação, comunicação e pesquisa de informação; Análise, projecto, instalação e manutenção de sistemas de informação; Concepção e exploração de redes de dados, sua segurança e seus serviços. Formação base de um engenheiro informático deverá cobrir as seguintes áreas científicas: Matemática; Electrónica, Física; Informática; Economia, Gestão e Ciências Sociais.
O curso de Engenharia Informática da Unizambeze abrange matérias muito vastas, tornando o graduado deste curso um profissional muito polivalente e possibilitando-lhe a actuação em sectores diversificados e, por vezes, até complementares. Assim, este curso não engloba opções ou especializações, procurando cobrir a generalidade dos campos de actividade dos engenheiros informaticos em Moçambique.

O principal objectivo do curso de Engenharia Informática na UniZambeze é formar engenheiros informaticos com uma sólida base científica, com conhecimentos gerais e específicos, abarcando a generalidade dos domínios tradicionais da Engenharia Informática e com preparação para um constante progresso e adaptação às imprevisíveis evoluções da ciência, da tecnologia, a técnica e do meio sócio-económico, cultural e ambiental.
Na Universidade, as actividades de ensino, pesquisa, extensão e os laboratórios associados são reconhecidos como agentes particulares de mudança e de dinamização dos processos de preservação, transformação, aquisição e difusão do conhecimento. Para além disso, tem sido constantemente realçada a necessidade de reforçar a exposição da Universidade a ambientes de crescente competitividade por forma a tornar aos engenheiros informáticos e graduados da UniZambeze, profissionais de referência ao nível nacional, regional e internacional.

Visão
O curso de Engenharia Informática da UniZambeze, possui um elevado reconhecimento nacional e internacional, amparado por um claustro de professores altamente qualificados e excelentes estudantes nacionais e estrangeiros. Desenvolve pesquisas em linhas de investigação bem definidas, gera uma considerável produção científica como resultado do processo de investigação científica tendo um impacto para o desenvolvimento nacional. Os engenheiros informáticos formados neste curso possuem uma formação integral que lhes permite enfrentar os imperativos da globalização sociocultural e alcançam uma alta demanda no mercado laboral nacional e internacional, constituindo peça chave para o crescimento sustentável do país.

Missão
O curso de Engenharia Informática da UniZambeze tem como missão formar engenheiros nas vertentes científica, técnica, ética e cultural, realizar investigação e desenvolvimento de excelência para o avanço da ciência da computação, com particular destaque para a programação , as comunicações, redes de computadores e sustentar as actividades de formação em Engenharia Informática que sejam capazes de preservar, transformar, gerar, difundir e aplicar o conhecimento, assente na liberdade de pensamento e na pluralidade dos exercícios críticos, contribuindo para a construção de um modelo de sociedade com princípios humanistas, baseado nos princípios pedagógicos que tenha o saber, o fazer, o estar e o conviver, além de a criatividade e a inovação como factores de crescimento, desenvolvimento sustentável e bem-estar. Aposta numa abordagem rigorosa à resolução de problemas por computadores com base na adopção de modelos formais e métodos sistemáticos de analise e desenvolvimento.

 

Requisitos de acesso ao curso
Os candidatos ao curso de Engenharia Informática devem ser, alternativamente:

  • Titulares do grau académico de 12ª classe ou equivalente, nos ramo B ou C (Ciências com Desenho ou Biologia) com frequencia nas disciplinas de matematitica e fisica;
  • Graduados dos Institutos de Formação Profissional de Nível Médio em disciplinas do Ramo Eléctrico ou Electrónica;

Os candidatos interessados em ingressar no curso de Engenharia Informática terão que tomar parte no processo de selecção em vigor na Universidade Zambeze para os cursos de Engenharia, isto é, terão que participar dos exames de admissão nas disciplinas de Matemática e Física.

Duração do curso
A Licenciatura em Engenharia Informática tem a duração formal de nove semestres lectivos (4 anos e meio), num total de 270 créditos. Ao formando que cumprir integralmente os requisitos de graduação do curso, nomeadamente todas as unidades curriculares do plano de estudos, ser-lhe-á conferido o grau de Licenciado em Engenharia Informática.