Direito


O curso de Direito oferecido pela Universidade Zambeze, permite que o estudante tenha uma formação multidisciplinar que abrange toda a ecléctica de modo que o graduado possa actuar em todos os sectores do conhecimento jurídico. A sua formação abarca e acautela o desenvolvimento do raciocínio teórico, histórico e instrumental, tendo em vista a actuação na solução dos problemas jurídicos com base na capacidade de pensar, de compreender, de interagir e de apontar soluções técnicas e éticas para a sociedade no campo jurídico.

Visão

O curso de Direito pretende ser visto como um agente privilegiado do desenvolvimento económico, social e cultural, os seus campos de actuação devem ser tomados como espaços de incremento da sua missão e de valorização do labor de ensino e de investigação, tornando-se pólos de atracção dos melhores estudantes, docentes e investigadores.

Com duração de quatro anos, o curso tem como  objectivo primordial, transformar o estudante num jurista com uma formação global e integrada, de modo que termine o curso preparado para desempenhar com êxito um leque diversificado de profissões nos mais variados sectores da vida nacional, desenvolver a capacidade crítica necessária para compreender o Direito, a sua função de regulação social e ainda o seu contributo para o bom “governo” da comunidade.

Missão

O curso de Direito tem como missão gerar, difundir e aplicar o conhecimento, assente na liberdade de pensamento e na pluralidade dos exercícios críticos, promovendo a educação superior e contribuindo para a construção de um modelo de sociedade baseado em princípios humanistas, que tenha o saber, a criatividade e a inovação como factores de crescimento, desenvolvimento sustentável e bem-estar.

O desafio norteador é preparar os nossos alunos para uma vida profissional e social cada vez mais exigente, onde não lhes bastará serem bons, mas terem a vontade de estar sempre entre os melhores.

Valores

O curso de Direito visa desenvolver os valores do Respeito, Tolerância, Cooperação, Cidadania, Justiça, Equidade, Democracia e Responsabilidade Social, valores estes, que serão seguidos, promovidos e incentivados ao longo de todo o curso de Direito.

Duração do curso

O curso de Direito têm duração de 4 anos (8 semestres), compreendendo um total de 240 créditos, conferindo assim o grau de Licenciado em Direito.

O graduado em Direito poderá desenvolver a sua actividade profissional em áreas como: Advocacia; Magistratura; Carreira Académica; Conservador; Registos e Notariado; Administração Pública; Contencioso de Empresas Públicas e Privadas e Carreira Diplomática na qualidade de Técnicos Superiores da área.

Para o exercício das profissões forenses, exige-se do graduado a inscrição nas Ordens ou Colégios profissionais próprios, o que implica que ele deva prosseguir a sua formação até as áreas de especialização, como: Ciências Jurídico-Políticas; as Ciências Jurídico Forenses e as Ciências Jurídico-Económicas, que garantem ao profissional, o pleno cumprimento dos requisitos previstos para o exercício profissional nas áreas mais nobres do Direito, tais como a advocacia, em função da frequência do primeiro ano do curso de mestrado.