Ciências Actuarias


A cada dia que passa cresce a necessidade de gestão de riscos como por exemplo as que estão presentes nas operações financeiras, nos seguros e nos planos de saúde. A avaliação de riscos e do cálculo dos prémios e reservas relativas às operações de seguros é a área de responsabilidade do actuário, um profissional que tem os seus conhecimentos baseados na Matemática Superior, na Estatística e na Economia.
A Ciência Actuarial (ou simplesmente actuária) é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Assim, um Actuário na qualidade de técnico especializado em Matemática Superior pode trabalhar em empresas de previdências; órgãos governamentais de previdência; fundo de pensão; seguradoras; bancos e empresas financeiras e empresas de consultoria. Nesse contexto, o curso de Ciências Actuariais oferecido na Unizambeze tem uma estrutura curricular que integra diversas disciplinas relacionadas com o conhecimento de Probabilidades, Estatística, Demografia, e Matemática que em conjunto com a prevista aprendizagem e aperfeiçoamento dos conhecimentos informáticos e o ensino da língua inglesa são realidades importantes que permitem aos estudantes aumentar as suas competências pessoais e cientificas e o seu entendimento em relação a sociedade moderna e competitiva dos nossos dias.

A formação académica privilegia o equilíbrio de conhecimentos práticos e teóricos, permitindo que o graduado possa actuar profissionalmente com criatividade e flexibilidade na análise do risco presente nas operações de seguros, previdência, planos de saúde e títulos de capitalização, avaliar as possibilidades de danos e perdas da empresa seguradora ou previdenciária e determinar o valor das prestações de seguro e dos prémios a serem pagos. Além disso, ele deverá ser capaz de definir as reservas que as companhias devem ter para garantir o pagamento dos benefícios ou dos compromissos contratados com base em conhecimentos aprofundados de Matemática e de Estatística, estimar a incidência de doenças, mortes, acidentes de trânsito ou de trabalho e fenómenos naturais, como enchentes e secas, entre outras intempéries naturais, ou outros eventos que representam algum tipo de risco. O graduado torna-se capaz de modelar situações que envolvam risco e de quantificar os valores associados a estes riscos, pois este curso oferece uma visão abrangente sobre a mensuração e avaliação do risco no seu conceito mais técnico e cientifico garantindo a edificação de um saber que se impõe aos profissionais de todos os ramos das Ciências Actuariais.

Visão

O curso de Ciências Actuariais da UniZambeze pretende um elevado reconhecimento nacional e internacional, amparado por um claustro de professores altamente qualificados e excelentes estudantes nacionais e estrangeiros. Tem bem definidas suas linhas de pesquisa e gera uma considerável produção científica que revela o impacto para o desenvolvimento nacional de suas investigações e contribuições. Os actuários formados neste curso possuem uma formação integral que lhes permite enfrentar os imperativos da globalização social e alcançarem uma alta demanda no mercado trabalhista nacional e internacional, constituindo peça chave para o crescimento do país.

Missão

O curso de Ciências Actuariais da UniZambeze tem como missão formar actuarios que sejam capazes de gerar, difundir e aplicar o conhecimento, assente na liberdade de pensamento e na pluralidade dos exercícios críticos, contribuindo para a construção de um modelo de sociedade baseado em princípios humanistas, que tenha o saber, a criatividade e a inovação como factores de crescimento, desenvolvimento sustentável e bem-estar.

Requisitos de acesso ao curso

Os candidatos ao curso de Ciencias Actuariais devem ser:

  • Titulares do grau académico de 12ª classe ou equivalente nos ramos A, B ou C com frequencia da Matematica;
  • Graduados dos Institutos de Formação Profissional de nível médio;

Os candidatos interessados em ingressar no curso de Ciências Actuariais terão que tomar parte no processo de selecção em vigor na Universidade Zambeze para os cursos de Ciências Actuariais, isto é, terão que participar dos exames de admissão nas disciplinas de Matemática e Português.

Duração do curso

A Licenciatura em Ciências Actuariais tem a duração formal de oito semestres lectivos, correspondente a quatro anos e um total de 240 créditos. Ao formando que cumprir integralmente os requisitos de graduação do curso, nomeadamente todas as unidades curriculares do plano de estudos, ser-lhe-á conferido o grau de Licenciado em Ciências Actuariais.