Centro de Estudos Inovação e Formação Avançada


 

CEIFA, Centro de Estudos, Inovação e Formação Avançada é uma unidade orgânica de Pesquisa e Extensão da Universidade Zambeze vocacionada a promoção de projectos de investigação científica, inovação e extensão, e difusão do conhecimento científico e tecnológico através da formação e outras actividades didáticas.

Missão

Apoiar a realização de actividades de investigação, assegurar a qualidade dessas actividades e articulá-las com o sistema de ensino de formação avançada, nomeadamente, os Cursos de Mestrado e os de Doutoramento. 

 

Visão 

Ser o principal dinamizador de inovação em Moçambique, contribuindo para que a UniZambeze: (1) gradue técnicos conhecedores das necessidades e desafios da região onde estão inseridos, imbuídos de um espírito empreendedor; (2) desenvolva continuamente e realize profissionalmente seus funcionários e agentes; (3) seja a universidade nacional mais preferida pelos candidatos ao ensino superior.

Princípios:

a) Relevância científica ou técnica e/ou artística adequadas à missão da UniZambeze;

b) Promoção de empreendedorismo e valorização do espírito de iniciativa dos funcionários e agentes da Universidade;

c) Enquadramento institucional das actividades a desenvolver, materializado por celebração de protocolos ou contratos;

d) Contribuição para a produção de conhecimento, geração de receitas próprias ou ainda para o incremento patrimonial em bens ou equipamentos;

e) Promoção de concorrência leal com outras entidades, através da incorporação, no orçamento, de todos os custos para a realização das actividades;

f) Respeito pelas actividades da universidade e não violação do regime de dedicação exclusiva do funcionário e agente da UniZambeze.

Estudos

O Centro conduz estudos sobre matérias socioeconómicas enquadradas nas áreas de saber da UniZambeze. A realização desses estudos previlegia uma abordagem multidisciplinar, envolvendo todas as unidades orgânicas de ensino da UniZambeze.

 

Inovação

O Centro entende a inovação como um processo e resultados pelos quais indivíduos e grupos inventam novos modos de resolução de problemas e melhoram a sua qualidade de vida. A transversalidade é enfatizada como uma característica intrínseca da inovação, o que a torna aplicável a uma vasta gama de preocupações e circunstâncias.

Desta forma, o CEIFA satisfaz necessidades do mercado em tecnologias, produtos e serviços mediante a transferência de tecnologias desenvolvidas na UniZambeze para o sector privado, sector público e sociedade no geral.

 

Formação

A oferta formativa do CEIFA contempla cursos de certificação diversa, conducentes ou não à obtenção de grau académico. Cursos não conducentes a obtenção de grau académico são os profissionalizantes: de formação inicial ou de formação contínua. Os cursos de formação contínua e os de especialização destinam-se à públicos especializados, visando reinserção no trabalho, actualização, aperfeiçoamento, aprofundamento ou aprendizagem de saberes relativos a uma função ou área profissional específica. Os cursos de formação inicial são destinados à um público mais geral, para inserção numa área profissional específica.