UniZambeze realiza Conferência Ligações: Universidade e Sociedade – que oportunidades para o desenvolvimento da Região do Vale do Zambeze

A conferência tinha como objectivo, reflectir as potencialidades da Região do Vale do Zambeze e criar sinergias para o desenvolvimento sócio – económico desta região, que é estrategicamente importante para o desenvolvimento sustentável do país em geral, e da região em particular.

Augusta Maita Secretaria Permanente da Província de Sofala congratulou a iniciativa da UniZambeze em organizar a conferência e encorajou a direcção e os diferentes intervenientes a envolverem – se na pesquisa. Em representação da Governadora Maita falava no seu discurso de abertura do evento, que os debates deveriam servir de base para o desenvolvimento sócio – económico reforçando assim, a contribuição do governo para as pesquisas que forem levadas a cabo.

O evento que realizou – se no Campus de Matacuane, cidade da Beira, nos dias 14 e 15 de Junho de 2018, contou com 4 Plenárias e 10 Sessões de Comunicações Paralelas, dirigidas a uma plateia composta pela comunidade académica da UniZambeze representada ao mais alto nível com a presença do Magnífico Reitor, Senhores Vice Reitores, directores de centrais e das unidades orgânicas, Senhor Vice – Reitor para a área administrativa da Universidade Pedagógica, membros do Governo e provincial, representantes do Município, Sociedade Civil, o Sector Produtivo, ONG`s e entre outros.

A comunicação inaugural da conferência intitulada ligações: Universidade e Sociedade – que Oportunidades para o Desenvolvimento para o Vale do Zambeze, foi apresentada pela Prof.ª Doutora Eugénia Cossa, Diretora Nacional do Ensino Superior, na qual abordou as oportunidades desta região e desafiou os participantes a reflectirem sobre como maximizar as oportunidades que esta região oferece.

O Magnífico Reitor, Nobre dos Santos, aproveitou o momento para falar das potencialidades da UniZambeze e do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Universidade, no âmbito da ligação com a sociedade e que, no seu ponto de vista, pode melhorar ainda mais e por isso, a realização da conferência.

Refira-se que este evento é parte integrante das comemorações dos 10 anos de início das actividades da Universidade Zambeze.