Faculdade de Ciências e Tecnologias Inaugura Laboratório de Química e Águas

A iniciativa surge no âmbito de um Memorando de Entendimento entre a Universidade Zambeze e Administração Regional de Águas do Centro (ARA Centro) que tem como objectivo principal, buscar soluções com vista a assegurar a gestão sustentável, equitativa e participativa dos recursos hídricos. E é desta forma que através de uma adenda a este memorando, foi levado a cabo um projeto de instalação de um laboratório para análise de água dos rios, lagos, água subterrânea, financiado pela Agência Internacional de Cooperação Alemã (GIZ), o qual foi inaugurado anteontem, dia 23 de Maio.

O evento dirigido pelo Magnífico Reitor da UniZambeze, Nobre dos Santos, contou com a presença dos Srs. Vice-Reitores, Directores Centrais, a direcção da Faculdade de Ciências e Tecnologias, Directora da ARA Centro, representantes da GIZ, docentes, estudantes entre outros convidados.
Dirigindo-se aos presentes, Nobre dos Santos informou que espera que a faculdade esteja a altura das exigências impostas por laboratório com tais características, que os docentes, estudantes e investigadores, possam com o apoio dos técnicos, encontrar o acolhimento necessário para desenvolver as suas pesquisas. O Reitor acrescentou ainda que o empreendimento ora inaugurado, reforça a quilo que é o foco da Universidade, o de apoiar o desenvolvimento da comunidade através de pesquisas científicas.
Por sua vez, a directora Regional da ARA Centro, Dra. Cacilda Machava, disse esperar que com o laboratório seja possível desenvolver pesquisas que melhorem a qualidade da água, não só de consumo, mas também a água das fontes, por que assim, atacando a fonte, podemos melhorar e muito a qualidade de água que consumimos.