UniZambeze acolhe workshop de disseminação do Curso on-line sobre Adaptação às Mudanças Climáticas e Redução de Risco de Desastres

Para dar respostas a frequentes perguntas associadas às mudanças climáticas e aos impactos trazidos pelos desastres, a Universidade Zambeze acolheu hoje, dia 11 de Maio, o workshop de disseminação deste curso on-line tem em vista, ajudar educadores, investigadores, estudantes, membros da sociedade civil, decisores públicos e outros interessados, no melhoramento dos seus conhecimentos e competências de modo a responderem de forma proactiva as perturbações ambientais.

A iniciativa que é da Academia de Ciências de Moçambique, e da Universidade Eduardo Mondlane, financiada pela USAID, é de acesso livre, basta que o interessado tenha habilidades de uso do computador na óptica do utilizador, estar familiarizado com a navegação e busca de informação na internet e ter acesso fiável a um dispositivo/computador, com acesso a internet para que possa frequentar o curso que é composto por quatro módulos, lecionados em dois meses e que no final, será entregue um certificado de conclusão.

O Magnifico Reitor da UniZambeze, Nobre dos Santos, felicitou a iniciativa e agradeceu o facto de escolherem a sua instituição como local a decorrer a disseminação. Na sua locução Nobre dos Santos informou que as Instituições de Ensino Superior (IES) moçambicanas a muito que tomaram conhecimento dos efeitos das mudanças climáticas e ha muito que estão a trabalhar juntas para responder de forma eficaz aos grandes desafios que a natureza impõem, exemplificando com o consórcio que está a implementar o curso de biologia da conservação que envolve a UniZambeze, a Unilúrio, o ISPM, a Universidade de Lisboa e o Parque Nacional da Gorongosa mobilizando uma série de recursos e meios materiais e humanos para salvaguardar os objectivos da conservação.  Dos Santos referiu que as IES moçambicanas trabalham em conjunto com o objectivo  de tornar claro que a natureza influencia o pensamento do homem, e o homem através da sua atitude, através do seu pensamento, age sobre a natureza modificando-a e o exemplo concreto é o programa do curso online sobre Adaptação as Mudanças Climáticas e Redução do Risco de Desastres, ao qual a UniZambeze respondeu com prontidão para disseminar, partilhar experiências, e agir para o desenvolvimento sustentável.

O evento que teve lugar na Faculdade de Ciências e Tecnologias contou com a presença de pouco mais de 45 participantes provenientes da IES da cidade da Beira incluindo da UniZambeze, membros do governo provincial e municipal, sector privado e sociedade civil. Refira-se que o curso é gratuíto e acessível online através da seguinte plataforma: www.cgcmc.gov.mz .