66 acessos

UNIZAMBEZE participa na Co-organização da 7 ª Conferência da FORGES



UNIZAMBEZE participa na Co-organização da 7 ª Conferência da FORGES

Moçambique acolhe pela primeira vez uma Conferência do Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países de Região de Língua Portuguesa (FORGES). Nesta que é a sua 7ª edição, o Fórum irá debater sobre o “O Papel do Ensino Superior para o Desenvolvimento dos Países de Língua Portuguesa”.

Sendo membro do FORGES, impulsionadora da realização deste encontro anual no nosso país e ao mesmo tempo, uma das Co-organizadoras da 7ª conferência, a Universidade Zambeze participa activamente na realização do evento, integrando as comissões e subcomissões criadas para gerir o evento, para além de, levar em sua bagagem, artigos científicos para serem apresentados na conferência, como o caso particular da “Gestão do Ensino Superior na Perspetiva do Balanced Scorecard”, que será apresentado pela Mestre Lotina Burine e “Expansão e Qualidade do Ensino Superior em Moçambique” que será apresentado pela Senhora Vice Reitora para Área Académica, Prof. Doutora Ana Piedade Monteiro, este último que se enquadra no 2° painel relativo a Expansão, Relevância, Qualidade e Empregabilidade dos Graduados do Ensino Superior dos Países e Regiões de Língua Portuguesa.

De acordo com o Magnifico Reitor, Nobre dos Santos, esta actividade enquadra-se naquilo que é o desejo da UNIZAMBEZE em torna-se internacionalmente conhecida, e por tratar-se de um espaço, no qual, encontram-se instituições de outros pontos do mundo, mostra-se desta forma, a oportunidade perfeita para abrirmos as portas da UNIZAMBEZE para o mundo e vice-versa.

Sobre a realização desta edição do Fórum no nosso país, Nobre dos Santos disse, ser importante que as Instituições de Ensino Superior, que estejam ou não filiadas a qualquer organismo de gestão do ensino superior a nível internacional, precisam conhecer uma nova dinâmica sobre o ensino superior, trocar experiências e aprender pois, é este o principal propósito de se ter trazido para cá este fórum, para que sirva, efectivamente, de um espaço de e para interação entre as universidades, acrescentou o Reitor.

Lembre-se que esta edição do FORGES, que decorre entre os dias 29 de Novembro à 01 de Dezembro, na cidade de Maputo, conta com a co-organização de, para além da Universidade Zambeze, a Universidade Eduardo Mondlane, Universidade Pedagógica, Universidade Politécnica e o Instituto Superior de Relações Internacionais, respectivamente.