“A investigação científica é a maior arma para o desenvolvimento de um país”

Esta posição foi defendida pelo Presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Moçambique, Salim Valá, a quando da palestra subordinada ao tem “Bolsa de Valores e a Promoção da Economia Inclusiva em Sofala”, dirigida a estudantes das varias instituições de ensino superior sediadas na Beira.

O orador iniciou a sua intervenção falando dos desafios ao desenvolvimento económico para qualquer país, tento frisado desta forma ao capital humano, que diz respeito ao investimento na formação profissional, redução do acesso ao financiamento, limitadas ligações empresarias, fraqueza na investigação, e entre outras. Esta última, segundo a perspectiva de Valá, deve ser vista como alternava a vários níveis pois, a investigação suscita mudança no estilo de vida das pessoas, na forma de conservação dos recursos, no melhor aproveitamento das tecnologias e consequentemente, o pulsar da economia.

A palestra foi bastante concorrida e contou com a presença do Reitor da UniZambeze, Nobre dos Santos e seu corpo directivo, do Director Provincial de Economia e Finanças, Lénio Mendonça. Mendonça, aproveitou a ocasião para informar que a sua direcção continuara a apoiar iniciativas que visam dinamizar a economia da província de forma partícular e do país em geral.

O evento que decorreu no Campus Universitário da Universidade Zambeze, enquadra-se nas actividades alusivas à 4ª visita do Presidente do Conselho de Administração da BVM à cidade da Beira.