Conselho de Reitoria da UniZambeze promove palestras para gestores das áreas financeiras.

Para prevenir infracções de âmbito legal

Trata-se da 16ª Sessão do Conselho de Reitoria que, ao contrário do que acontece habitualmente, teve uma abordagem diferenciada, ao trazer como pontos de agenda, apresentação de palestra sobre “Infracções Fiscais”, proferida pela Meritíssima Juíza do Tribunal Fiscal da Cidade da Beira, a Dra. Zarina Abudo e da Dra. Alda Manjate, Directora do Gabinete de Combate à Corrupção em Sofala, que coube-lhe falar sobre os “Mecanismos de Prevenção e Combate a Corrupção”, respectivamente. O encontro que decorreu no dia 30 de Outubro, foi extensivo aos chefes de departamentos, gestores de áreas financeira, dos recursos humanos, de logística e aquisições, tendo permitido uma maior interacção entre os membros deste órgão colegial e os convidados.

Na ocasião, o Presidente do Órgão, Prof. Doutor Nobre dos Santos, referiu que a eleição destes pontos para a agenda do Conselho de Reitoria, tinha como perspectiva elucidar aos colaboradores que lidam diariamente com os aspectos mais sensíveis da gestão, sobre matérias que muitas das vezes parecem não ter importância devido a sua simplicidade, complexidade, ou pela dificuldade de interpretação das leis em alguns casos, e que mais tarde, podem trazer complicações nefastas ao desenvolvimento da Universidade, e também, para lembrar o dever dos funcionários enquanto servidores públicos, acrescentou o Presidente.

Os participantes por sua vez, agradeceram a iniciativa e solicitaram mais temas envolvendo outras áreas da Administração Pública pois, ajudam a estarem mais claros e alinhados com a lei, nas suas várias abordagens.