1528 acessos

UniZambeze e Handicap projectam trabalhar juntos em matéria de gestão de riscos e desastres naturais



UniZambeze e Handicap projectam trabalhar juntos em matéria de gestão de riscos e desastres naturais

Trata-se da implementação de um projecto a nível da Cidade da Beira, no qual se pretende fazer um levantamento no terreno em termos dos equipamentos tecnológicos e de comunicação que existem, se existem e através disto, avaliar a sua eficiência aquando da necessidade de se comunicar às comunidades situações de risco de desastre ou como alerta de calamidades.

De acordo com Ana Santos, consultora de projecto da Handicap, o projecto irá abarcar quatro esferas, nomeadamente, a gestão de riscos e desastres naturais, acção social, programas sociais de desenvolvimento e inovação, que serão traduzidas em acções concretas como: o levantamento do número de pessoas com necessidades especiais (vulneráveis), o tipo de mecanismos de alerta de riscos e desastres que podem ser usados por este grupo, criação de uma página de facebook e uma plataforma regional do Oceano Índico com toda a informação sobre o que esta a acontecer no terreno.

Se acordado pelas partes, farão parte do projecto a Faculdade de Ciências e Tecnologias, o Centro de Tecnologias e Comunicação e o Gabinete de Comunicação e Imagem, como resultado do encontro mantido ontem, dia 05 de Outubro corrente, entre a Universidade, na pessoa do Director da Faculdade, Prof. Júlio Pacheco, da Directora do Centro de Tecnologias, Eng. Evodina Tembe, e do Coordenador do Gabinete de Comunicação, Mestre Ivan Mattos e Lemos e da parte Handicap Internacional, as consultoras  Ana Santos e Sandrine Chopin.