Mensagem do Magnífico Reitor por ocasião da passagem do Dia Internacional dos Trabalhadores.

O Dia Internacional do Trabalhador que hoje, dia 01 de Maio, se celebra é um evento de grande importância para a massa trabalhadora, pois representa um momento de reflexão e de luta dos trabalhadores de todo o mundo, por melhores jornadas e condições de trabalho, melhor remuneração e, sobretudo, a humanização do trabalho.

A UniZambeze reconhece esta causa e promove os ideais da humanização do trabalho, da justiça social e da progressão e qualificação da mão-de-obra, não só em solidariedade para com todos trabalhadores, mas pelo facto de compreender de forma clara e evidente que a qualidade dos resultados de cada trabalhador depende não só do seu empenho, mas, principalmente, dos meios materiais e das condições emocionais colocadas ao dispor de cada trabalhador no seu sector de produção.

O actual contexto da economia nacional e a dependência pelo Orçamento Estado para o funcionamento da universidade deixa um desafio claro e cada vez mais eminente: o de tornar a UniZambeze uma entidade pública capaz de produzir com qualidade e alcançar resultados que se traduzam na sustentabilidade económico-financeira da instituição.

Por esta via, mais uma vez, e como tem sido notória na sua história, os trabalhadores da UniZambeze, que já vêm contribuindo de forma profícua e abnegada para o funcionamento eficaz da instituição, são exortados para continuarem a produzir e cada vez melhor, pois a capacidade institucional da universidade de criar melhores condições de trabalho, melhores incentívos e maior progressão dos nossos trabalhadores, só pode vir da qualidade do trabalho, da produtividade e do empenho de cada trabalhador da nossa UniZambeze em todas as áreas de actividade a que nos propomos, nomeadamente o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.

A UniZambeze reconhece em todos trabalhadores a capacidade de produzir e gerar benefícios colectivos pelas suas habilidades e competências, pelas suas iniciativas e influências e sobretudo pelo facto de constituirem a massa pensante e propulsora do desenvolvimento.

Desejamos que as celebrações de 1 de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores, sejam não só um momento de festa e companheirismo, mas também, um momento de reflexão do papel de cada trabalhador e de forma colectiva, de cada um dos sectores, no desenvolvimento sustentável da nossa UniZambeze.

O Magnífico Reitor

Prof. Doutor Nobre Roque dos Santos